Apresentado Plano de Trabalho à autoridades de Bombinhas

06/06/2011 20:08

O projeto Parques e Fauna realizou um seminário para apresentação do Plano de Trabalho relativo ao Plano de Manejo da ARIE Costeira de Zimbros no auditório da prefeitura de Bombinhas, em 30 de maio de 2011.

Cada grupo temático apresentou aos presentes as atividades a serem realizadas e alguns resultados já obtidos.

A coordenadora do meio antrópico, Ana Lídia Brizola, abriu o seminário apresentando o objetivo do evento e passando a palavra para o responsável pela elaboração da proposta de Plano de Manejo, José Olímpio, que esclareceu conceitos como unidade de conservação e ARIE (Área de Relevante Interesse Ecológico) além de apresentar o processo de elaboração do Plano de Manejo.

Logo depois, o coordenador do projeto e responsável pelo meio biótico, Maurício Graipel discorreu sobre o conjunto do projeto e abriu espaço para que os pesquisadores dos diversos grupos do meio biótico apresentassem suas atividades. A bióloga Erica Saito, pesquisadora da herpetofauna (anfíbios e répteis) fez seus relatos seguida de apresentações do bolsista Felipe Fantacini sobre aves e mamíferos e da bolsista Ana Paula Burgio sobre peixes da região. Em seguida, o representante do meio físico, Paulo Zanin, explanou o as atividades previstas na área. O estudante Cássio Batista, do grupo de estudos em educação ambiental – GEABio, apresentou os projetos a serem desenvolvidos na região. A coordenadora do meio antrópico, Ana Lídia Brizola, apresentou as ações da equipe em relação ao diagnóstico socioeconômico, arqueológico e levantamento histórico-cultural. Mencionou, ainda, o estudo sobre ecoturismo, uma vez que o coordenador da área não pode se fazer presente.

Por fim, a bolsista Eduarda Garcia, apresentou o site montado pela equipe de Comunicação Educativa, coordenado pela jornalista Ana Montero, e produtos comunicativos confeccionados como a camiseta do projeto parques e fauna e o projeto da cartilha que será desenvolvido por alunos do Design da UFSC.