Reunião com proprietários da APA

23/09/2011 18:14

Foi realizada na terça-feira, dia 20 de setembro de 2011, às 17h, no Museu Universitário (UFSC), uma reunião entre a coordenação do Projeto de Elaboração do Plano de Manejo da Área de Preservação Ambiental Ponta do Araçá e proprietários de terras na APA. O encontro teve o objetivo de responder às dúvidas dos proprietários e realizar encaminhamentos em relação à APA. Participaram da reunião oito pessoas, sendo cinco proprietários e três coordenadores do projeto.

Algumas das principais perguntas levantadas pelos proprietários foram com relação à extensão da APA – onde exatamente começa e qual sua linha divisória – e sobre as informações que estão sendo extraídas e o destino que será dado a elas. Foi decidido marcar uma nova reunião com os proprietários para falar especificamente sobre o Plano de Manejo, mas esta ainda não tem data definida.

Além de levantar dúvidas e questionamentos, no encontro desta terça-feira os proprietários participaram da pesquisa de opiniões e expectativas que está sendo aplicada no município de Porto Belo pela equipe do sócio-econômico. A pesquisa já foi realizada em 118 residências do bairro Araçá nos dias 2, 3 e 4 de setembro, e os dados obtidos estão sendo avaliados.

Um levantamento semelhante também será realizado junto aos moradores da ARIE (Área de Relevante Interesse Ecológico) Costeira de Zimbros, mas ainda não há data definida. Também estão sendo programadas reuniões com representantes da comunidade civil, empresários, representantes do setor de turismo, ONGs e associações de moradores. (HB)