Workshop de Nivelamento e Integração dos Resultados Parciais dos Diagnósticos da APA Ponta do Araçá

12/09/2011 20:53

Foi realizado nos dias 15, 16 e 17 de agosto de 2011 o Workshop de Nivelamento e Integração dos Resultados Parciais dos Diagnósticos em andamento para o Plano de Manejo da Área de Proteção Ambiental da Ponta do Araçá. O evento teve como objetivos o nivelamento e a integração entre os grupos temáticos, o levantamento de atributos e ameaças diagnosticadas, a identificação de lacunas de conhecimento e de pontos de inter-relação entre os grupos temáticos.

A programação do workshop foi dividida em dois blocos, sendo o primeiro de apresentações do andamento e resultados dos trabalhos dos grupos e o segundo de discussões para integração dos dados.

Os principais resultados do workshop estão sendo discutidos nos grupos e muitos potenciais de integração já foram apontados. Destacaram-se como recomendações a identificação de locais de interesse histórico e sítios arqueológicos que podem ser atrativos turísticos, o resgate da arte e artesanato típicos como atrativo cultural e geração de renda ligada ao turismo e a definição da regulamentação que deverá ser adotada para a navegação e uso das áreas de mergulho. (HB)