Parques e Fauna

Parques e Fauna é um projeto de pesquisa e conservação de patrimônios naturais de Santa Catarina, coordenado pelo Dr. Maurício E. Graipel, servidor do Departamento de Ecologia e Zoologia do Centro de Ciências Biológicas da UFSC.

O projeto teve início em 1998 com o desenvolvimento de pesquisas de ecologia, biologia e conservação de mamíferos em Unidades de Conservação (UC) inseridas em áreas de Mata Atlântica do estado de Santa Catarina nos municípios de Florianópolis (Parque Municipal da Lagoa do Peri; Unidade de Conservação Ambiental Desterro), Palhoça (Parque Estadual da Serra do Tabuleiro) Itapoá (RPPN Volta Velha) e Ilhas do litoral catarinense. As informações oriundas desses estudos resultaram na tese de doutorado do coordenador do projeto e em vários trabalhos de conclusão de curso de alunos do curso de graduação em Ciências Biológicas da UFSC. Posteriormente esses estudos foram publicados em revistas científicas indexadas, incluindo de divulgação, capítulos em livros e em anais de eventos.

A partir de 2005 o projeto Parques e Fauna passou a avaliar, com o apoio financeiro da ONG Conservação Internacional do Brasil, as condições de gestão de UCs através de projetos de avaliação da efetividade de UCs para conservação da biodiversidade através de estudos de aves e mamíferos. Nesta etapa foram desenvolvidos estudos nas seguintes UCs: RPPN do Caraguatá; RPPN Leão da Montanha; RPPN Chácara Edith; Parque Estadual da Serra do Tabuleiro e Reserva Biológica do Aguai. Esses projetos resultaram em um trabalho de Conclusão do Curso de Ciências Biológicas da UFSC, uma monografia do Curso de Especialização em gestão de Recursos Naturais pela Universidade do Extremo Sul Catarinense, e uma dissertação de mestrado em Ecologia e Conservação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Estão em andamento um projeto de TCC do Curso de Ciências Biológicas e uma Dissertação do Curso de Mestrado em Ecologia da UFSC. Além disso, vários outros estudos estão em andamento ou submetidos à publicação.

A partir de 2009, a convite da Prefeitura de Itapema o projeto Parques e Fauna coordenou pesquisas para o inventário de vertebrados (anfíbios, répteis, aves e mamíferos) do município de Itapema, para a seleção de áreas de relevante interesse ecológico para criação de UCs, onde encontra-se em fase final as propostas para a criação de duas Unidades de Conservação.

Em 2010, o coordenador do projeto Parques e Fauna foi convidado pela Prefeitura de Porto Belo/SC para elaborar uma proposta prevendo o inventário biótico, abiótico, antrópico, o planejamento e a gestão da Área de Proteção Ambiental da Ponta do Araçá.

Também em 2010 a pedido da Prefeitura de Bombinhas o coordenador do projeto Parques e Fauna foi convidado para proceder o inventário dos meios biótico, faunístico (peixes de água doce, anfíbios, répteis, aves e mamíferos) e florístico (plantas superiores), meio antrópico (abrangendo caracterização fundiária, demográfica, arqueológica, histórica, de infraestrutura, econômica, de desenvolvimento e, por fim, caracterização política e institucional) e meio físico (abrangendo caracterização climática, geológica, geomorfológica, pedológica e hidrográfica) tendo como produto final esperado uma proposta de Plano de Manejo para a referida UC.